top of page
Discipulado Cristãos.jpg

Aula 1. Introdução ao Aconselhamento Bíblico

Um cristão sem esperança. Quase parece um oxímoro. Os cristãos devem estar cheios de esperança, certo? Afinal, eles entregaram sua vida a um Salvador, um Deus todo-perfeito, onisciente e todo-poderoso que morreu em seu favor para resgatá-los dos perigos de seu próprio pecado. Isso não deveria ser suficiente para salvá-los das armadilhas e dificuldades deste mundo difícil? Bem, você pode se surpreender com a minha resposta – sim e não.

BAIXE O MATERIAL

Aula 2. Chegando ao Coração

Vamos parar por um momento e definir o coração. Com isso, não estamos nos referindo ao nosso coração físico que bombeia sangue através de nossos corpos, mas ao nosso coração espiritual. O coração é a parte central ou mais central de quem somos. Em vários lugares nas Escrituras, as palavras hebraicas ou gregas para coração descrevem “estar no centro de algo” (Jonas 2:3; Mt 12:40).

BAIXE O MATERIAL

Aula 3. Identidade Cristã

Apenas um lembrete de onde estivemos. Na semana 1 descrevemos Aconselhamento Bíblico como a oportunidade de falar a sabedoria de Deus para os outros. E demos sete descritores para Aconselhamento Bíblico: discipulado, relacional, bíblico, confessional, orientado para a mudança, holístico e prático. Na semana passada (semana 2), falamos sobre o coração ser o alvo principal enquanto tentamos entender aqueles que aconselhamos. Hoje (wk3), queremos pensar mais explicitamente sobre a identidade cristã. Estou definindo identidade como aquilo que responde à pergunta: “Quem sou eu?”

BAIXE O MATERIAL

Aula 4. Aconselhamento Congregacional

Fazer discípulos e aconselhar-se com a Palavra de Deus é supremamente o trabalho da igreja; e não conselheiros paraeclesiásticos profissionais. Lembre-se, sou muito grato por conselheiros profissionais. Há muitos cristãos bons e fiéis fazendo um grande trabalho em discipular e aconselhar os crentes que lutam com problemas difíceis. Esses obreiros paraeclesiásticos são uma grande ajuda para o reino de Deus e para o avanço do evangelho. No entanto, uma das quedas é que os cristãos assumem que as coisas realmente ruins foram tratadas por profissionais e que devem recuar. Alguns cristãos rapidamente passam situações difíceis para conselheiros profissionais fora da igreja; não pensando realmente como isso faz uma declaração sobre o poder e a eficácia do evangelho e da obra de Deus nas congregações locais. / A maioria dos cristãos quer salvar a cara e a máscara quando vão à igreja. São sagrados de se expor na igreja; provavelmente por medo do homem ou medo de rejeição. Eles preferem ser vulneráveis ​​com um conselheiro em consultório particular do que abrir suas vidas para aqueles que veem toda semana na igreja.

BAIXE O MATERIAL

Aula 13. Depressão

Hoje nosso assunto é o cuidado que devemos ter para com aqueles que lutam contra a depressão. Começaremos com uma breve introdução à depressão. Então passaremos a maior parte do nosso tempo falando sobre nossa estrutura de quatro partes (AMAR, CONHECER, FALAR, FAZER), desenvolvida neste curso, e vendo como ela funciona num estudo de caso envolvendo depressão. O objetivo da aula de hoje é desenvolver o trabalho que fizemos nas semanas anteriores e mostrar como essa estrutura tem grande relevância para nossas vidas cristãs. Lembrem-se, este não será um estudo sobre a depressão abrangente. Para obterem algo mais aprofundado sobre depressão, vocês podem depois comprar o livro Depressão: A Tenebrosa Noite da Alma, de Ed Welch [Editora Cultura Cristã].

BAIXE O MATERIAL

bottom of page