Livros abertos organizados

Uma comunidade reformada

O que é uma comunidade reformada?

Muitos de nós batistas que se alinham a reforma, já nos deparamos com perguntas muitas vezes irônicas. Dentre as mais famosas, podemos citar: “Reformada? Não seria renovada?”. Por isso, acredito ser necessário esclarecermos alguns (e por que não dizer muito importantes?) pontos de definição.

É importante que o leitor (se for o caso de um que não conhece as doutrinas e a história da Igreja) não se apegue a preconceitos, ou pense que estamos falando de uma igreja nova, com novas doutrinas. A fé Batista Reformada, desfruta de muitos séculos, evidência disso, é a confissão de fé batista de Londres formulada em 1689!

As Igrejas Batistas de linha reformada seguem um padrão (bíblico, é óbvio), onde pode ser, de certa forma, “resumido” em pontos. Alguns destes são bem conhecidos, como as “Cinco Solas” e os “Cinco pontos do Calvinismo”. Porém, é importante esclarecer, que nossa única regra de fé, conhecimento e prática, é a Bíblia, a Palavra Revelada de Deus.

Esses pontos são apenas esclarecimentos, ou instrumentos de auxílio ao estudo e ao entendimento das Sagradas Escrituras. Nem nossa confissão de fé, nem os nossos catecismos, ou quaisquer outros escritos humanos, possui autoridade maior ou igual à autoridade que a Bíblia possui.

A meu ver os batistas reformados não são uma denominação. São batistas que aderem às doutrinas reformadas ou calvinistas. Normalmente adotam a Confissão de Fé Batista de 1689, ou ainda a Confissão de Fé de New Hampshire. Traçam sua história do início da era moderna dos batistas particulares da Inglaterra, sendo os nomes batista particular, batista calvinista e batista reformado intimamente ligados.

Os batistas reformados rejeitam o pelagianismo e consideram o arminianismo semi-pelagiano como uma heresia que deve ser combatida pela igreja de Cristo.

Em nossa igreja nós optamos por escrever a nossa própria confissão e artigos de fé em razão de questões contemporâneas relacionadas às doutrinas fundamentais, não contempladas nas confissões anteriores. A lista das confissões e artigos que utilizamos está na bibliografia.

A nossa igreja coopera com o movimento Batista Regular por tradição e comunhão.

Os Pontos:

I. REFORMADA

A. Sola Scriptura - A Bíblia é a autoridade completa, fechada e clara em todas as matérias de fé.

B. Solus Christus - Nossa confiança para a salvação está somente em Jesus Cristo.

C. Sola Gratia – somente a Graça assegura a redenção, as obras não salvam.

D. Sola Fide - Somos declarados justos por Deus somente pela fé.

E. Soli Deo Gloria – A finalidade da criação e redenção é a glória de Deus.

II.CALVINISTA

A. Depravação total - A queda de Adão afetou a totalidade da pessoa do homem, fazendo-o escravo de sua natureza pecaminosa.

B. Eleição incondicional – A Eleição não é baseada na presciência da fé ou em obras, mas sim na única e Soberana Vontade e Misericórdia de Deus.

C. Expiação definida – A redenção foi obtida por Cristo na cruz para os eleitos, sendo esta absolutamente eficaz, garantindo a salvação plena dos eleitos.

D. Graça irresistível – A regeneração pelo Espírito santo é eficaz para os eleitos. A chamada interna do Espírito não pode ser resistida, refutada ou negada pelo homem.

E. Preservação dos Santos - Deus vai, pela graça, completar o que Ele começou na regeneração. Nenhum dos seus escolhidos irá se perder.

III. PURITANA

A. Piedade na Adoração - Princípio Regulador do Culto, o dia do Senhor como dia de adoração.

B. Piedade na Pregação - Primazia da pregação. Ênfase na exposição e na aplicação.

C. Piedade na Instrução – Confessional e católica. Propagar aquilo que a Bíblia ensina.

D. Piedade na Família - Pais devem instruir e disciplinar os seus filhos no Senhor.

E. Piedade no Comportamento - Manter uma boa consciência diante de Deus e dos homens.

IV. PRÉ MILENISTA HISTÓRICO

A. Unidade da Bíblia - Muitas partes, mas uma só mensagem.

B. Interpretação Cristocêntrica - A pessoa de Jesus, Sua obra e Seu reino, é o tema da Bíblia.

C. Distinção entre Lei / Evangelho – A Lei ordena e condena. O Evangelho salva.

D. Um meio de salvação - Cristo salvou todos os eleitos ao longo de todas as eras.

E. Visão otimista da história – Deus é soberano e tem todas as coisas sob seu controle. Ainda que o mundo está sob os efeitos do pecado, o pecado não durará para sempre. Jesus Cristo, o salvador é Rei, e reinará futuramente no trono de Davi. Ele virá em breve.

V. BATISTA

A. Prática Eclesiástica Bíblica – Ordenanças só para crentes. Disciplina da igreja exercida com amor. Liderança exercida por homens.

B. Liberdade Eclesiástica Bíblica - O estado não deve intrometer-se em assuntos da consciência.

C. Governo de Igreja Bíblico - Presbíteros e diáconos. A congregação local escolhe seus líderes.

D. Crescimento de Igreja Bíblico - Proclamação do Evangelho para o mundo. Arrependimento e Fé exigidos de todos.

E. Ministério Eclesiástico Bíblico - Sacerdócio de todos os crentes.

"Soli Deo Gloria”

Deus erros não faz

Pr. Ari Langrafe Junior

Bibliografia:
CHARLES, D. Reformed Baptist Fellowship disponível em https://reformedbaptistfellowship.wordpress.com/2017/ Acessado em Agosto de 2019.

Documentos utilizados em nossa declaração doutrinária:
Artigos de Fé da Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil

Confissão de Fé Batista de Londres de 1689