Nossos catecismos
A palavra Portuguesa "catecismo" é derivada do verbo Grego katēchēo, "entoar em voz alta, ensinar oralmente, instruir pela boca." Clique neles para baixar.

          Perguntas sobre DEUS, o HOMEM e o PECADO.

          Perguntas sobre a SALVAÇÃO.

          Perguntas sobre os DEZ MANDAMENTOS.

          Perguntas sobre os ORAÇÃO, a PALAVRA DE                                  DEUS, a IGREJA, as ORDENANÇAS e as ÚLTIMAS COISAS.

Durante a Escola Bíblica, estudamos juntos (pais e filhos) os catecismos.

           A palavra Portuguesa "catecismo" é derivada do verbo Grego katēchēo, "entoar em voz alta, ensinar oralmente, instruir pela boca." Este termo tinha originalmente a ideia de "falar para baixo ou por cima," ou seja, de atores num palco elevado. É um composto da preposição kata, "para baixo, por toda parte, completamente" e do verbo ēchēo, "soar," a fonte da nossa palavra em Português, "eco." Parece haver nesta etimologia a ideia de uma resposta responsiva. Catequese tem a conotação de instrução oral completa ou repetida, e é apenas um dos vários termos relacionados para instrução ou ensino encontrado nas Escrituras. O termo em si ocorre oito vezes no Novo Testamento (duas vezes como "informado" em Atos 21:21,24, referindo-se à informação boca-a-boca): “Para que conheças a certeza das coisas de que já estás catequizado.” Lucas 1:4. “Este era constantemente catequizado no caminho do Senhor, e fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor…” Atos 18:25. 1

W. R. Downing, Um Catecismo Batista com Comentário.

© 2016 Igreja Batista Calvário