top of page
2.jpg

Aula 1. Introdução ao Antigo Testamento

Bem-vindo ao seminário básico do Antigo Testamento! O início de 52 semanas através de toda a Bíblia. A classe é projetada para você aprender mesmo que tenha apenas algumas semanas aqui e ali. Mas também é projetado para que o todo seja maior do que a soma de suas partes, porque assim como a Bíblia inteira está unida como uma única narrativa, todas essas classes se encaixam.

BAIXE O MATERIAL

Aula 2. Gênesis 1-11

Bem-vindo de volta à nossa segunda aula na visão geral do Antigo Testamento! Agora, voltamos nosso foco de todo o Antigo Testamento – para onde vimos na semana passada – para nos concentrarmos no livro de Gênesis. E, em particular, os primeiros 11 capítulos de Gênesis. Na verdade, passaremos duas semanas estudando o livro de Gênesis por causa de como ele é fundamental para entender o restante da Bíblia.

BAIXE O MATERIAL

Aula 3. Gênesis 12-50

"'Há algo muito difícil para o Senhor?'" (Gênesis 18:14). Isso é Deus falando. Abraão tinha cerca de 100 anos; sua esposa Sarah cerca de 90. Deus tinha acabado de dizer a eles que eles iriam conceber um filho, o primeiro deles juntos, depois de décadas de esterilidade e envelhecimento - dentro de cerca de um ano. E eles riram Dele.

BAIXE O MATERIAL

Aula 4. Êxodo 1-19

William Shakespeare escreveu a famosa frase: “Todo o mundo é um palco, e todos os homens e mulheres meros atores”. É uma maneira intrigante de pensar sobre nossas vidas. Mas é mais convincente quando consideramos quem é o diretor desta grande peça: Deus. A Bíblia apresenta este mundo como um palco divinamente criado para representar a grande história da história humana . E é propósito? Para mostrar a excelência e a glória de Deus.

BAIXE O MATERIAL

Aula 5. Êxodo 20-40

Na aula passada começamos o Êxodo e agora esperamos terminá-lo. A título de contexto, ainda estamos em meados do século XV aC, e Moisés ainda é nosso autor. Yahweh acabou de resgatar Seu povo da escravidão brutal no Egito por meio de grandes sinais e maravilhas, julgando o Egito no processo. Em tudo isso, Yahweh fez com que Seu grande nome fosse engrandecido em toda a terra. Agora as pessoas estão indo em direção a uma terra prometida aos seus ancestrais há muito tempo. E no caminho, eles chegam a um lugar chamado “Monte Sinai”, onde devem adorar Yahweh antes de irem adiante.

BAIXE O MATERIAL

Aula 6. Levítico

Estudaremos agora o livro de Levítico. Ele tem pouca narrativa, e as vezes fornece muitos detalhes sobre coisas que parecem não ter relação com a vida moderna. Por isso, muitas vezes é negligenciado. Mas sem Levítico, perderíamos um enorme corpo de conhecimento sobre a santidade de Deus, nosso pecado e a obra de Cristo na cruz.

BAIXE O MATERIAL

Aula 7. Números

Números vem depois do Êxodo, quando o povo de Deus, os israelitas, deixa o Egito. E eles acabaram de receber os Dez Mandamentos no Sinai. Mas ainda não alcançamos a Terra Prometida e, portanto, ainda estamos diante dos livros de Deuteronômio e Josué.

BAIXE O MATERIAL

Aula 8. Deuteronômio

Hoje, ao concluirmos nossa visão geral dos Cinco Livros de Moisés, encontraremos uma das maiores transições da Bíblia, enquanto o povo de Israel se prepara para entrar na Terra Prometida. Enquanto esperam nas planícies de Moabe por aquele dia tão esperado, Moisés faz três exortações finais ao povo em nome de Deus. Esses sermões são o que compõem a maior parte do nosso livro hoje: Deuteronômio.

BAIXE O MATERIAL

Aula 9. Josué e Juízes

Antes de olharmos para os detalhes de Josué e Juízes, vamos começar analisando um pouco do contexto. O livro de Josué provavelmente foi escrito pelo próprio Josué nos primeiros 15 anos do século XIV AC. No início do livro, como você deve se lembrar, a nação de Israel está fora da terra de Canaã, a leste sobre o rio Jordão. Mas no final do livro eles terão tomado e ocupado a terra (como você pode ver no mapa). Podemos resumir Josué dizendo: Josué tem tudo a ver com conquista. Os israelitas entram na terra, tomam a terra, possuem a terra e vêm descansar.

BAIXE O MATERIAL

Aula 10. Rute e Samuel

Aqui, veremos um ponto de virada crucial na história da redenção: a ascensão (e infelizmente a queda) do grande Rei Davi. Se existe alguma figura do Antigo Testamento que pode rivalizar com Abraão na maneira como Deus o usa para revelar Seu plano para a história redentora, é o Rei Davi. Estes três livros centram-se em David. Assim como as promessas de Deus a Abraão definiram o contexto para tudo o que lemos até agora, as promessas de Deus a Davi agora definirão o contexto para o restante do Antigo Testamento.

BAIXE O MATERIAL

Aula 11. Jó

Por que os justos sofrem da mesma forma que os injustos? Os ímpios parecem ficar impunes, e muitos justos sofrem. Como explicamos isso? E, talvez mais importante, como os justos devem se comportar quando sofrem? Você pode dizer que duas coisas são assumidas aqui. (1) Que Deus é soberano, ordenando tudo o que acontece; e (2) que Deus é bom, amando o que é certo e odiando o que é mau. O livro de Jó, muito parecido com o livro de Rute que vimos na semana passada e o livro de Habacuque que abordaremos na segunda metade do curso, abordam a lacuna entre o que nossas circunstâncias parecem dizer sobre Deus e a realidade em sua Palavra de sua bondade e soberania. Quando olhamos para a vida ao nosso redor, parece que ou Deus não está no controle, ou ele realmente não se importa com o que é bom. Jó é sobre entender como podemos confiar em um Deus bom e soberano em meio ao sofrimento inexplicável.

BAIXE O MATERIAL

Aula 12. Salmos

Os cristãos através dos tempos têm testemunhado o poder e o consolo dos salmos para falar com Deus em tempos de grande tristeza e em tempos de grande alegria. A questão para nós hoje é: como eles falam conosco?

BAIXE O MATERIAL

Aula 13. Provérbios

Nós as ouvimos durante toda a vida: frases curtas e concisas destinadas a nos ajudar a viver melhor. Nós os chamamos de provérbios. Se você ouviu essa lista de ditos e se perguntou o que todos eles têm em comum, bem, nenhum deles está na Bíblia! Hoje, vamos considerar a maioria dos provérbios que estão na Bíblia. O livro Provérbios.

BAIXE O MATERIAL

Aula 14. Eclesiastes e Cantares

À medida que entramos nesses livros, deixe-me definir como você deve pensar neles. De muitas maneiras, esses livros funcionam como comentários sobre Gênesis 2 e 3. Como Provérbios, o Cântico dos Cânticos é um manual de “como” para exercer domínio, como Adão e Eva foram ordenados em Gênesis 2. ordem para trabalhar e cuidar do Jardim – sabedoria para nossos “trabalhos diários” dentro do reino de Deus, por assim dizer, o Cântico dos Cânticos concentra-se no outro lado do mandato da criação: ser frutífero e aumentar em número. De muitas maneiras, o Cântico dos Cânticos é sobre Gênesis 2:25 – “o homem e sua esposa estavam nus e não se envergonhavam”. Como é essa união? Leia o Cântico dos Cânticos. Agora, se Provérbios e o Cântico dos Cânticos em geral nos dão sabedoria para operar no mundo que deveria ser, o mundo de Gênesis 2, Eclesiastes é um comentário sobre o mundo de Gênesis 3. O mundo da queda. Como é buscar significado em um mundo devastado pelo pecado? Isso é Eclesiastes.

BAIXE O MATERIAL

Aula 15. Reis

Agora, estamos olhando para 1 e 2 Reis. Então, o que sabemos sobre 1 e 2 Reis? Quatro coisas rápidas a serem observadas: Originalmente, eles eram um livro e, portanto, esta manhã vamos olhar para eles como um livro. Não sabemos exatamente quem foi o autor. Sabemos que ele (ou eles) se baseou em muitos documentos históricos diferentes para compilar o que conhecemos hoje como Primeiro e Segundo Reis.

BAIXE O MATERIAL

Aula 16. Isaías

Até agora neste módulo, estudamos o Pentateuco, as histórias pré-exílicas e a literatura sapiencial. Hoje entramos nos profetas. Os livros proféticos começaram em meados do século VIII aC e terminam cerca de 300 anos depois. Como mencionei anteriormente, os profetas começam olhando para trás. Eles comparam a aliança de Deus como é dada no Pentateuco – especialmente Deuteronômio – com a história real de Israel. E eles dizem: “Você quebrou a aliança! Você foi infiel — a Deus!”

BAIXE O MATERIAL

Aula 17. Oséias e Joel

A história tem significado? Em caso afirmativo, como aprendemos suas lições? Duas semanas atrás, percorremos quase 400 anos de história nos livros de 1-2 Reis. Bem, os profetas são o comentário de Deus sobre essa história. Tanto a história que eles viram quanto a história que ainda está por vir. Assim, à medida que continuarmos com os profetas nas próximas semanas, nosso objetivo será desvendar o significado da história que vimos em Reis.

BAIXE O MATERIAL

Aula 18. Amós e Obadias

Em Amós 1:1, Amós nos diz que é do reino do sul, mas sua pregação se concentra no norte. Ele também nos diz que estava pregando durante o reinado de Uzias em Judá e Jeroboão II em Israel. Isso coloca Amós, e a escrita deste livro, aproximadamente em meados do século VIII aC. Isso é apenas algumas décadas antes da queda do Norte e pouco antes de Isaías empreender seu ministério. Esta foi uma época de grande prosperidade econômica, expansão e segurança para ambos os reinos.

BAIXE O MATERIAL

Aula 19. Jonas e Miquéias

Continuamos a nos mover através dos Profetas Menores. Hoje vamos olhar para Jonas e Miqueias. Uma é uma história popular – na verdade, tão popular e tão conhecida que o principal ponto teológico é muitas vezes esquecido. O outro é um profeta pouco conhecido – mas que prega uma mensagem poderosa que aumenta consideravelmente a nossa compreensão da esperança do Antigo Testamento.

BAIXE O MATERIAL

Aula 20. Naum, Habacuque e Sofonias

Nesta aula, veremos três livros que abordam o problema do mal neste mundo: Naum, Habacuque e Sofonias. Hum. Você diz. O problema do mal. Nos profetas menores?

BAIXE O MATERIAL

Aula 21. Jeremias e Lamentações

Hoje voltaremos aos Profetas Maiores. Vamos estudar Jeremias e Lamentações, ambos escritos por Jeremias. Apenas um lembrete: a razão pela qual estamos retrocedendo no Antigo Testamento, em vez de apenas pegar os livros em ordem canônica, não é para confundi-lo! Estamos tentando entender o fluxo da história redentora. Isto é, estamos tentando entender o relato histórico de como Deus tem trabalhado ao longo da história para redimir um povo para Si mesmo. Em última análise, para preparar o caminho para Seu Filho, Jesus Cristo. Embora o Antigo Testamento seja composto por 39 livros, eles se reúnem para contar uma história. Estamos tentando levar essa história em uma ordem que nos ajude a entendê-la melhor.

BAIXE O MATERIAL

Aula 22. Ezequiel

Algumas semanas atrás, ouvimos Isaías alertar o rei Ezequias de Judá sobre o exército assírio, enquanto assegurava-lhe o cuidado de Deus. Na semana passada, ouvimos o profeta Jeremias, que viveu um século depois de Isaías, exortar Judá e Jerusalém a seguir a direção do Senhor, rendendo-se ao exército babilônico. Esta manhã, encontramos o profeta Ezequiel que viveu na mesma época que Jeremias, mas cujo ministério foi realmente estabelecido no exílio na Babilônia. Vamos começar com um rápido esboço biográfico de Ezequiel e uma visão geral da estrutura do livro.

BAIXE O MATERIAL

Aula 23. Daniel

Daniel é o único livro que abrange todo o exílio. Um adolescente quando foi levado cativo para a Babilônia durante a primeira onda de exílios, Daniel ainda estava na Babilônia como um homem velho, quando os judeus começaram a retornar a Jerusalém em 536/537 AC.

BAIXE O MATERIAL

Aula 24. Crônicas

Como Samuel e Reis, primeiro e segundo Crônicas eram originalmente um livro, e é assim que vamos tratá-los hoje. O nome hebraico do livro se traduz em “os eventos dos dias” – é um registro histórico.

BAIXE O MATERIAL

Aula 25. Esdras, Neemias e Ester

Hoje veremos mais três livros históricos, Esdras, Neemias e Ester. Os dois primeiros nos falam sobre o retorno dos judeus do exílio, assim como Deus prometeu por meio de Jeremias. No entanto, eles nos mostram que algo ainda está faltando. As coisas simplesmente não parecem ser tão gloriosas quanto os profetas previram. Onde estão os Novos Céus e a Nova Terra de que Isaías falou? Por que as pessoas não têm os novos corações que Jeremias predisse? Onde está o glorioso e magnífico templo que Ezequiel viu? E mais, por que nem todos voltaram? Essa é uma pergunta chave no livro de Ester. As pessoas que encontraremos nesse livro ainda estão em uma terra estrangeira. Então, depois do exílio algumas coisas são exatamente como preditas e prometidas. Mas muitas das promessas de Deus ainda não foram cumpridas. Essa é a questão com a qual esses livros lidam.

BAIXE O MATERIAL

Aula 26. Ageu, Zacarias e Malaquias

Hoje, estudaremos Ageu, Zacarias e Malaquias (os três últimos Profetas Menores). E vou avisá-lo, apesar de algumas imagens incríveis da restauração final de Deus nesses livros, também há alguns temas bastante deprimentes. Como temos dito, está claro que, embora os exilados tenham retornado à terra, nada parece ter mudado. O exílio espiritual continua. Ageu acusa o povo de direcionar tragicamente as prioridades. Zacarias descreve pecados sociais significativos. E Malaquias aponta ensino corrupto, divórcio, hipocrisia e imoralidade tanto nos sacerdotes quanto na leiga. O exílio físico terminou, mas o exílio real continua.

BAIXE O MATERIAL

bottom of page