Aula 2. O Método de Estudo Bíblico Indutivo (parte 2)
Na semana passada começamos a aprender o método indutivo de estudo da Bíblia. “ Indutivo” significa simplesmente que estamos trabalhando de baixo para cima – estamos começando a estudar no nível de uma passagem individual. Você se lembra das três etapas do estudo indutivo? Observação, Interpretação e Aplicação Agora vamos para o nosso terceiro passo: Aplicação. E vamos passar a maior parte do nosso tempo hoje reunindo esses três passos para estudar uma passagem de Filipenses.
BAIXE O MATERIAL
Aula 3. Estudando o Antigo e o Novo Testamento
Estamos na terceira semana de nossa aula e nas últimas semanas consideramos alguns dos fundamentos do estudo bíblico. Nas semanas um e dois da nossa aula, passamos pelo método de estudo indutivo da Bíblia – observação, interpretação e aplicação ou, em outras palavras, “O que isso diz?” "O que isto significa?" e "O que isso significa para mim?" Agora vamos considerar alguns dos princípios únicos que você precisa conhecer para interpretar fielmente tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.
BAIXE O MATERIAL
Aula 4. Os Gêneros da Bíblia
Agora, veremos a anatomia da bíblia, então precisamos pensar um pouco sobre gênero. "Gênero é uma maneira de classificar algo de acordo com seu tipo ou estilo, em vez de seu conteúdo ou enredo específico.” Os gêneros bíblicos são normalmente identificados pelo exame do estilo, estrutura, forma, tom, contexto e técnicas literárias de um livro.
BAIXE O MATERIAL
Aula 6. Estudando Passagens Difíceis e Familiares
Ao longo de nosso tempo juntos, aprendemos muitas coisas essenciais sobre como ler a Bíblia: estudo indutivo da Bíblia, estudo do Antigo e do Novo Testamento, compreensão dos diferentes gêneros, compreensão de como as passagens se encaixam e aplicá-las a nós mesmos hoje. Hoje, nosso objetivo é aplicar esses princípios ao analisar dois tipos de passagens: passagens difíceis e passagens familiares. Passagens difíceis podem nos deixar perplexos. Passagens familiares podem nos deixar entediados. O problema não está nas passagens em si, mas em nós. A Palavra de Deus é sempre perfeita e gloriosa, mas nosso entendimento e nosso coração são falhos.
BAIXE O MATERIAL