top of page
1.jpg

Aula 1. Introdução: O Reino da Aliança

Em Lucas 4:14-19, o escritor do evangelho descreve Jesus retornando de sua tentação no deserto e anunciando o alvorecer de uma nova era na história. O alvorecer de um novo reino.

BAIXE O MATERIAL

Aula 2. Hebreus: Vem o Reino

“Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo que me preparaste; com holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste. Então eu disse: 'Aqui estou - está escrito a meu respeito no rolo - eu vim para fazer a tua vontade, ó Deus. Espere, você está pensando, esta não é a introdução à aula do Novo Testamento? Por que você acabou de citar os Salmos? Bem, primeiro você está na classe do Novo Testamento, e eu não citei exatamente o Salmo 40, mas de Hebreus 10 em que o escritor cita o Salmo de Davi como o escritor conecta a expiação substitutiva de Cristo com o sistema de sacrifício do Antigo Testamento que apontava para Cristo. Agora, a próxima coisa que você está pensando é, eu perdi cerca de 15 semanas do Novo Testamento? Se a semana passada foi a aula introdutória, por que simplesmente pulamos todos os Evangelhos, Atos e todas as cartas de Paulo? Bem, de muitas maneiras o livro de Hebreus é a porta de entrada do Antigo Testamento para o Novo e, portanto, é fundamental para a compreensão do Novo Testamento.

BAIXE O MATERIAL

Aula 3. Introdução aos Evangelhos e a Atos

Grandes figuras fazem grandes histórias. E eles exigem grandes histórias. Políticos ou religiosos, reais ou míticos – grandes figuras têm grandes histórias. Assim, designamos biógrafos para acompanhar nossos presidentes durante os anos em que estiverem no cargo. Hollywood é alimentada por heróis e pelas histórias que os cercam, histórias que incorporam nossas aspirações e aguçam nossos sonhos. Há o herói perfeito que representa tudo o que esperamos ser, há o herói com uma falha fatal e, claro, o herói de hoje: uma pessoa como nós, enfrentando circunstâncias como as nossas, ansiando pelo mesmo futuro que imaginar para nós mesmos. Quando você lê os Evangelhos, você espera o mesmo tipo de herói? O tipo que você encontraria em um livro que compraria na Amazon ou no próximo filme que assistiria?

BAIXE O MATERIAL

Aula 4. Mateus: O Rei Prometido

Maomé, o Buda, Confúcio, Abraão, Moisés… quando as pessoas pensam em fundadores religiosos, estes são alguns nomes que vêm à mente. Outro nome que me vem à mente é Jesus. Você agrupa Jesus nessa categoria de inventores religiosos? É isso que Ele era?

BAIXE O MATERIAL

Aula 5. Marcos: O Rei Servo

Que tipo de rei é Jesus? Embora nos Estados Unidos não vivamos sob uma monarquia, todos estamos acostumados a uma certa imagem ou expectativa de como é uma pessoa da realeza. Você quer um rei que pareça estar mais interessado em servir seus convidados do jantar do que em fazer leis? Você espera que um rei pense em si mesmo como um servo ou um governante? A maioria das pessoas quer que seus reis sejam cercados de servos e tratados como realeza, e há um fascínio nessa ideia de realeza. Isso é o que esperaríamos de nós mesmos se fôssemos reis - ser respeitados e servidos para que pudéssemos continuar com o negócio de governar.

BAIXE O MATERIAL

Aula 6. João: O Rei Divino

A fé cristã é construída sobre uma sequência lógica simples. Um homem chamado Jesus viveu na antiga Palestina. Ele afirmou ser Deus. Ele também afirmou que seria morto e ressuscitaria dos mortos. Ele foi morto. Ele ressuscitou dos mortos. E assim sua alegação de divindade foi verificada sem sombra de dúvida, e com isso, a autoridade de todos os seus ensinamentos sobre quem ele era, por que ele veio e o significado de sua morte em nosso nome.

BAIXE O MATERIAL

Aula 7. Lucas: O Rei Salvador

Então, quem pertence à família de Deus? Essa é a questão crítica que examinaremos hoje no livro de Lucas – o único Evangelho escrito por um autor não judeu. Lucas derruba a compreensão judaica do que significava ser parte do povo de Deus e apresenta, para um público principalmente gentio, o que significa ser parte do Reino de Cristo em expansão.

BAIXE O MATERIAL

Aula 8. Atos: O Reino se Expande

Ao começarmos, apenas uma palavra sobre o propósito deste seminário central. O objetivo desta aula do Novo Testamento é fornecer uma visão geral da mensagem central de cada livro do Novo Testamento. Nosso objetivo é que esta visão geral sirva a 3 propósitos básicos em sua vida: 1) Fortalecer a meditação e o estudo pessoal ao buscar conhecer a Palavra de Deus e viver de acordo com o que ela diz; 2) ampliar sua compreensão da grande história das escrituras e como ela se concentra na pessoa e obra de Cristo; e 3) equipá - lo para um discipulado e evangelismo frutíferos ao explicar a Palavra de Deus aos outros.

BAIXE O MATERIAL

Aula 9. Paulo: Introdução

Se você fosse encarregado de aprovar missionários para alguma agência missionária, que tipo de pessoa você enviaria? Bem, você gostaria de escolher alguém que fosse obviamente maduro em sua fé cristã, alguém que tivesse alguma habilidade de se conectar com as pessoas com quem a pessoa iria compartilhar o Evangelho, provavelmente alguém com um histórico comprovado de ministério.

BAIXE O MATERIAL

Aula 10. Romanos: Os súditos do Reino

"Finalmente, meditando dia e noite, pela misericórdia de Deus, comecei a entender que a justiça de Deus é aquela pela qual os justos vivem por um dom de Deus, a saber, pela fé. Aqui me senti como se tivesse nascido inteiramente de novo e havia entrado no próprio paraíso pelos portões que haviam sido escancarados." Isto é o que Martinho Lutero disse em resposta ao seu estudo no livro de Romanos, um estudo que focalizou este angustiado monge nas palavras de Romanos 1:17: “Pois no Evangelho é revelada uma justiça de Deus, uma justiça que vem por fé do princípio ao fim, como está escrito: 'O justo viverá pela fé'”.

BAIXE O MATERIAL

Aula 11. 1 Coríntios: A Loucura do Reino

Há muita discussão em nossa igreja sobre o que faz uma igreja saudável. Pregação expositiva, uma compreensão correta de membresia e disciplina, ensino correto sobre o Evangelho e conversão, um reconhecimento de estruturas de liderança da igreja apropriadas e assim por diante. Falamos, em nossa igreja, sobre ser um exemplo para os outros, não porque nossa igreja é perfeita ou tem tudo junto. Pelo contrário, reconhecemos que os exemplos neste mundo serão imperfeitos e incompletos, mas também sabemos que da mesma forma que Paulo disse aos crentes para segui-lo tanto quanto ele seguiu a Cristo, para que possamos buscar o mesmo em nossas vidas. individual e corporativamente.

BAIXE O MATERIAL

Aula 12. 2 Coríntios: A Fraqueza do Reino

Como vimos na semana passada quando analisamos 1 Coríntios, Corinto era uma cidade importante. Tanto o tráfego terrestre quanto o marítimo passavam por Corinto, e por isso era um dos principais centros comerciais e filosóficos do Mediterrâneo do século I. Depois de escrever 1 Coríntios, Paulo pretendia eventualmente visitar Corinto, mas não tinha pressa em deixar um trabalho lucrativo em Éfeso (1 Coríntios 16:9). Então, ele enviou Timóteo para trazer um relatório sobre como a igreja respondeu à sua carta. Timóteo chegou ao caos e desordem na igreja. A carta de I Coríntios parecia não ter feito o bem que Paulo pretendia para ela.

BAIXE O MATERIAL

Aula 13. Filipenses: A Sociedade do Reino

Até agora, exploramos o suficiente das cartas de Paulo e vimos um padrão geral. A primeira seção é a doutrina do evangelho; a segunda é a aplicação do evangelho. E a aplicação só faz sentido – e só é possível à luz do evangelho. Mas nesta aula, ao chegarmos ao livro de Filipenses, veremos uma maravilhosa reviravolta nisso. Porque a carta não é apenas centrada no evangelho; está centrado na humildade do evangelho . E é a humildade do evangelho que é a chave para desvendar os muitos imperativos famosos deste livro. Vimos até agora como o evangelho derruba os mandamentos de aplicação nas cartas de Paulo até agora. Como a humildade faz a mesma coisa? E o que faltaria se tentássemos viver da maneira que Paulo descreve com uma compreensão do evangelho, mas não uma atitude de humildade? Essas são as questões que abordaremos ao entrarmos na carta de Paulo aos Filipenses.

BAIXE O MATERIAL

Aula 14. 1 Timóteo

O apóstolo Paulo escreveu três cartas a homens chamados Timóteo e Tito, dois de seus discípulos mais confiáveis ​​que mais tarde se tornaram líderes nas próprias igrejas. Essas cartas [1 e 2 Timóteo e Tito] ficaram conhecidas como as “epístolas pastorais” porque claramente enquadram muitos dos aspectos importantes do bom pastoreio, bem como do bom – poderíamos dizer, pastoreio – isto é, como nós como membros de uma igreja devem viver e prosperar sob os líderes da igreja.

BAIXE O MATERIAL

Aula 15. Tito

Hoje, consideraremos a segunda dessas Epístolas Pastorais, a carta de Paulo a Tito. Há muitas semelhanças entre I Timóteo e Tito . Ambos os livros são escritos por Paulo para homens com responsabilidades de liderança pastoral, então é natural que Paulo inclua instruções semelhantes para ambos. Em Tito, como em I Timóteo, vemos instruções sobre como estabelecer presbíteros, vemos a necessidade de se opor aos falsos mestres e vemos instruções sobre o que significa viver como cristão na igreja e no mundo. Então, com todas essas semelhanças, o que há de diferente em Tito? Há um contexto diferente aqui, então vamos focar em algumas áreas distintas.

BAIXE O MATERIAL

Aula 16. 2 Timóteo

Em 2 Timóteo, que se pensa ser a última carta escrita pelo apóstolo Paulo, temos estas palavras do discurso de despedida de Paulo: “Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé”. Essas palavras de Paulo são algumas das últimas palavras mais famosas já ditas e, juntamente com o conteúdo desta carta final, servem para nos dizer algo não apenas sobre o homem que falou essas palavras, mas sobre o propósito do Evangelho para o qual ele viveu. Através destas últimas palavras de Paulo não aprendemos apenas sobre ele e o que o motivou.Paulo tem outro propósito ao escrever esta carta que é mais do que apenas falar sobre sua esperança pessoal no Evangelho. Como em uma última vontade e testamento, Paulo está querendo garantir que sua mordomia do evangelho seja bem passada para a próxima geração.

BAIXE O MATERIAL

Aula 17. Efésios

A mensagem de Efésios pode ser resumida em uma simples frase: “Vocês receberam graça sobrenatural para glória de Deus, portanto, vivam em unidade sobrenatural para glória de Deus”. Graça e paz.

BAIXE O MATERIAL

Aula 18. Colossenses e Filemom

Nesta aula passaremos a maior parte do nosso tempo na carta de Paulo aos Colossenses, seguida por uma breve visão geral do livro de Filemom. E confio que através de ambos seremos capazes de ver mais claramente o que Deus fez por nós em Cristo, como isso implica que devemos e podemos viver e, como resultado, trazer glória a Deus à medida que entendemos melhor sua palavra. Começaremos com Colossenses.

BAIXE O MATERIAL

Aula 19. Gálatas

Ao longo da história, o homem tem tentado agradar a Deus por meio de suas próprias obras. Está embutido em nossa natureza. As pessoas querem poder dizer que seu destino depende de alguma ação de sua própria autoria. E assim o homem criou todos os tipos de falsas religiões para fornecer um sistema de crenças através do qual ele pode ganhar a reconciliação com Deus. Bem, esse é exatamente o tipo de falsa crença que Paulo está respondendo na carta aos Gálatas. Os falsos mestres nas cidades da Galácia estavam pervertendo o Evangelho, acrescentando requisitos para a salvação, ou seja, a circuncisão, e Paulo com grande paixão e zelo exorta os gálatas a reconhecerem esse ensino como falso. Então, por favor, abram suas Bíblias para Gálatas (pergunte se alguém precisa de uma Bíblia).

BAIXE O MATERIAL

Aula 20. Tiago

O livro de Tiago foi escrito para encorajar os cristãos após a perseguição que começou com o apedrejamento de Estêvão em Atos 7–8. Podemos ver isso nos versículos iniciais. “Considere pura alegria quando você encontrar provações de vários tipos”, diz no versículo 2. O livro, no entanto, claramente pretende não apenas encorajar, mas também exortar os jovens cristãos a buscar a sabedoria. O autor sugere que um elemento essencial, e mesmo um meio primário, de perseverar na vida cristã é a vida sábia.

BAIXE O MATERIAL

Aula 21. 1 Pedro

1 Pedro foi descrito como um modelo da “carta pastoral”. O escritor, o apóstolo Pedro, claramente pretende neste livro refrescar os crentes que estão sofrendo por Cristo com linha após linha de verdade reconfortante.

BAIXE O MATERIAL

Aula 22. 2 Pedro e Judas

Em 2 Pedro, “haverá” falsos mestres que virão; em Judas, eles já “escorreram” despercebidos. Mas você ouviu que frase ambos os autores usam: “ entre vocês ”. Estas duas cartas não tratam de defender a fé contra o politeísmo romano ou a filosofia grega. Eles estão lutando contra algo ainda mais perigoso: falsidade com o rótulo cristão. Veneno embrulhado como uma barra de chocolate. A questão é: seremos nós que comemos o veneno? Ou estaremos alertas e conscientes? Como você vê lá em “propósito”, Pedro e Judas escrevem para alertar os cristãos contra os falsos ensinos e encorajá-los a perseverar na verdadeira fé.

BAIXE O MATERIAL

Aula 23. 1, 2 e 3 João

Quando perguntado qual era o maior mandamento, Jesus respondeu que devemos amar o Senhor nosso Deus e que devemos amar o nosso próximo. Agora, para nossos ouvidos modernos, isso precisa ser definido. Muitas vezes, nossa cultura avalia a qualidade do amor por sua sinceridade e por sua liberdade. Por um lado, o amor é um sentimento – “beijos quentes de cachorrinho”. Por outro lado, não faz obrigações ou exigências sobre o objeto de seu amor – “O amor é... nunca ter que pedir desculpas”. Ou através das lentes do mais recente romance de Hollywood, o amor é desencadeado por uma interação aleatória na rua que leva a encontros casuais subsequentes e, em seguida, a uma vida inteira de satisfação e felicidade românticas. Então é assim que esse amor ao Reino, esse amor a Deus e ao próximo, se parece? Um sentimento positivo? Quando Jesus ordena que seus seguidores amem a Deus e amem uns aos outros, ele está simplesmente nos dizendo que devemos gostar uns dos outros e considerar Deus nosso amigo? Não. Justo o suficiente. Acho que a maioria de nós aqui não pensa assim. Mas, especialmente se você é um cristão, onde você iria nas Escrituras para provar que essa concepção de amor excessivamente sentimental e oca está errada? E, positivamente, qual é a alternativa?

BAIXE O MATERIAL

Aula 24. 1 Tessalonicenses

Em Mateus 6, Jesus nos ensina como orar usando estas palavras: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Estamos todos bastante familiarizados com essas palavras; mas você acha que isso vai acontecer? Você acha que haverá um tempo em que a vontade de Deus será feita na terra como no céu? À medida que nos aproximamos do final de nossa pesquisa do Novo Testamento, agora nos voltamos para os livros de I e II Tessalonicenses. Nas últimas semanas, vimos cartas no Novo Testamento que foram escritas sobre falsos mestres. Como identificá-los. O que fazer com eles. Agora, ao nos voltarmos para as cartas de Paulo aos Tessalonicenses,

BAIXE O MATERIAL

Aula 25. 2 Tessalonicenses

Então, vamos entrar nesta carta. O esboço de 2 Tessalonicenses é bastante direto. Depois de uma introdução nos dois primeiros versículos, Paulo se volta para uma seção de ação de graças e conforto para a igreja perseguida em Tessalônica. (1:3-12). O versículo 11 resume bem as coisas: “Com isto em mente, oramos constantemente por vós, para que o nosso Deus vos considere dignos da sua vocação e para que, pelo seu poder, cumpra todo o vosso bom propósito e toda a ação inspirada pela vossa fé. .” E então ele vai direto ao assunto no capítulo 2, refutando falsas alegações sobre o dia do Senhor. O capítulo 3 começa com uma seção de transição, versículos 1-5, onde Paulo pede oração. E então, versículos 6-15, ele continua sua instrução anterior sobre o retorno de Cristo, abordando uma conseqüência particular da má teologia dos tessalonicenses: sua decisão de parar de trabalhar para esperar a segunda vinda. Os versículos 16-18 do capítulo 3 encerram a carta no estilo clássico de Paulo: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês”.

BAIXE O MATERIAL

Aula 26. Apocalipse

A esperança é uma coisa incrivelmente poderosa. O que esperamos demonstra o que valorizamos; ela impulsiona nossa perseverança, motiva nossos atos de amor e dá sentido à nossa busca de pureza e santidade. Nossa atenção nesta aula se volta para o livro de Apocalipse, um livro que aponta para a esperança do povo de Deus: o reino final de Cristo.

BAIXE O MATERIAL

bottom of page