top of page
1.jpg

Aula 1. O problema do sofrimento e a resposta da Bíblia

Como cristão, esta vida é sua última chance de sofrer. Em poucos anos você estará em um lugar que está além do sofrimento. Além do pecado. Além do quebrantamento. Nesse momento você entenderá tudo o que Deus fez e no fundo do seu coração você saberá que é bom. Como cristão, na grande maioria de sua existência, você viverá pela visão e não pela fé. Mas não é assim agora, não é?

BAIXE O MATERIAL

Aula 2. Os propósitos revelados de Deus

para o sofrimento

Como Deus pode usar o sofrimento para nosso bem e Sua glória.

BAIXE O MATERIAL

Aula 3. O Futuro do Sofrimento

Nesta aula continuamos nosso estudo de como nós, como aqueles que depositaram sua fé e confiança em Jesus, podemos sofrer bem – para a glória de Deus. Na semana 1 pensamos em como as provações, fardos e sofrimentos de todos os tipos são reais neste mundo caído. Admitimos que todos nós, às vezes, sentimos a tensão entre nossa experiência e seu aparente conflito com o caráter de Deus, conforme afirma a Bíblia. Fomos lembrados de que podemos suplicar a Deus, como faz o salmista, por meio de nossas lágrimas e “porquês” sem perder a fé; mas é um desafio! Na semana 2, mergulhamos e analisamos os propósitos revelados de Deus para o sofrimento: Para nos fazer crescer em santidade Para construir a perseverança Para nos fazer crescer em maturidade Para nos ensinar sua palavra Para nos ajudar a encorajar os outros Para nos afastar da autossuficiência Para fortalecer nossa garantia Para glorificar a Deus

BAIXE O MATERIAL

Aula 4. A dor de Deus pelo sofrimento

Nas primeiras três semanas desta aula, estabelecemos uma estrutura lógica para pensar através do sofrimento. Na semana 1, por mais difícil que seja entender, vimos que Deus não deve explicação para o sofrimento; em vez disso, ele nos chamou à fé. Na semana 2, consideramos os muitos propósitos que vemos para o sofrimento na Bíblia e, na semana passada, seguimos com a importância de entender o futuro do sofrimento – a realidade do céu e do inferno. Estas são as próprias provisões para a fé que Deus nos chama. Mesmo com essas verdades em mente, se formos honestos, essas respostas, embora sólidas, podem parecer duras e severas quando se chocam contra a própria condição humana de sofrimento, até mesmo para nossa própria experiência. Então, neste estágio é bom puxar o fio da “verdade bíblica” um pouco antes de começarmos.

BAIXE O MATERIAL

Aula 5. Reações antibíblicas ao sofrimento

Você já alugou uma das patinetes elétricas que percorrem as ruas da cidade? Imagine que você está correndo por uma rua cheia de buracos, solavancos e tampas de bueiros, e se você desviar demais para evitar um desses obstáculos, também terá que passar por carros. Embora você precise manter o foco em manter o caminho até o seu destino (seu objetivo), pode ser perigoso tentar fazê-lo sem manobrar os perigos da estrada no caminho E o mesmo acontece em tempos de sofrimento. Apesar de todas as armadilhas da rota, não podemos perder o foco no destino – fazemos melhor quando colocamos nossas mentes no objetivo, não em todos os obstáculos. Assim como Jesus, “que, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz . . .” (Hb 12:2)

BAIXE O MATERIAL

Aula 6. Lutando pela Fé (Parte 1)

A chama da vida cristã não é de tamanho único. Alguns de nós agora estão cheios de uma chama de fé que é brilhante, quente e forte. Outros de nós acreditam, mas estão cavando desesperadamente à procura de qualquer sinal de carvão quente. Se sua fé é forte agora, você precisa do que vamos falar hoje tanto quanto alguém cujas lágrimas podem estar apagando o que pode parecer as brasas moribundas de sua fé. Como crentes e estudantes da palavra de Deus, sabemos que chegará um tempo, se não agora, em que você sentirá sua necessidade de forma mais aguda.

BAIXE O MATERIAL

Aula 7. Lutando pela Fé (Parte 2)

O sofrimento é uma batalha pela fé. Esse tem sido um ponto principal em cada uma dessas classes até agora. E assim, na semana passada, discutimos essa luta em nível individual; a aula de hoje é sobre ajudar os outros a lutar pela fé corporativamente — com alguns comentários sobre como você pode ajudar os outros a ajudá-lo a lutar pela fé quando você está sofrendo.

BAIXE O MATERIAL

Aula 8. Compartilhando Seus Fardos

Servir aos outros nos custa um pouco de silêncio, um cochilo, recursos ou talvez tempo com a família. O ponto é que temos nossos olhos abertos e encontramos alegria em ministrar mesmo quando é difícil. Uma das maneiras pelas quais podemos ser hospitaleiros é ajudar aqueles que estão sofrendo com as necessidades práticas da vida, como comida, roupas, abrigo e amizade. Agora, por que isso seria importante? Bem, por um lado, percebemos que nossa vida espiritual não está desconectada da física. Estresse, preocupação, exaustão, não comer bem e doenças tornam mais difícil pensar com clareza e confiar em Deus com fé. Eu sei que isso é verdade para mim mesmo ao lidar com a logística da vida cotidiana - quando me vejo preso em preocupação ou estresse aumentado com prazos pendentes no trabalho, ou mesmo com apenas alguns dias de sono diminuído.

BAIXE O MATERIAL

Aula 9. Sofrendo como Testemunha

Sofrimento como testemunha Esse é o princípio básico que sustenta nossa aula para esta manhã, porque em sua essência, é assim que o sofrimento pode se tornar um testemunho do poder do evangelho. E é um princípio que vemos em toda a Escritura. Assim, o plano de Deus para salvar a família escolhida da fome envolve José sendo vendido como escravo para o Egito, jogado na prisão e – quando tudo parecia sem esperança – de repente se tornar primeiro-ministro do Egito. É como a situação estava quebrada que mostrou o poder de Deus. Como o próprio José diz a seus irmãos em Gênesis 50:20 : “… Quanto a vocês, vocês pretendiam o mal contra mim, mas Deus o fez para o bem, para que muitas pessoas fossem mantidas vivas...”

BAIXE O MATERIAL

Aula 10. Aplicando o Framework em um Cenário Prático

Quero resumir nossa aula até agora em uma estrutura básica para lidar com o sofrimento. Quando você está sofrendo, há algumas perguntas que podem surgir. Por que isso está acontecendo? Até quando Deus permitirá que isso aconteça? Como posso confiar nele? E o que devo fazer?

BAIXE O MATERIAL

Aula 11. Sofrendo pelo Evangelho

Ao longo de nossa aula, passamos várias semanas analisando o sofrimento em geral. Sofrimento que vem de viver em um mundo caído; sofrimento que vem da disciplina amorosa de Deus; sofrimento que vem de nossa própria loucura. Consideramos o fato de que o sofrimento nos tenta a pensar erroneamente sobre quem é Deus. Quando nossa visão de Deus é distorcida, nossa confiança geralmente recai em outras coisas além dEle, seja em nós mesmos, outras pessoas, uma fuga ou tecnologia. Sabendo disso, a luta que temos no sofrimento é essencialmente uma luta pela fé – uma luta que não podemos vencer sem o Espírito de Deus, a palavra de Deus e o povo de Deus. Mas também é uma luta que, pela graça de Deus, pode ser uma das plataformas mais profundas que temos para glorificar a Deus. Hoje, precisamos restringir um pouco nosso foco e considerar um tipo específico de sofrimento – um tipo de sofrimento que é exclusivo de ser um seguidor de Jesus: perseguição.

BAIXE O MATERIAL

Aula 12. Painel de Discussão

Idéias de perguntas do painel de sofrimento (segue aproximadamente o fluxo da lição): Como seu sofrimento desafiou sua visão de quem é Deus? Qual foi a parte mais difícil do seu sofrimento? Como você foi mais encorajado pelos outros? Como você foi menos encorajado pelos outros?

BAIXE O MATERIAL

Aula 13. O Segredo do Contentamento

Bem, passamos 12 semanas juntos considerando esta questão – pensando sobre nossa experiência e o que a Bíblia diz sobre o sofrimento. Vimos os propósitos que Deus tem em nosso sofrimento; falou sobre como o chamado para sofrer bem é realmente uma luta pela fé – e passamos várias semanas analisando diferentes maneiras pelas quais podemos lutar pela fé na prática; vimos o sofrimento exclusivo de ser cristão; e considerou como sofrer bem como um cristão é, na verdade, um testemunho para um mundo observador da esperança que temos em Cristo.

BAIXE O MATERIAL

bottom of page